quinta-feira, 21 de junho de 2012

Câmera escondida faz primeiro vídeo de gato de cabeça chata na Malásia






Imagens do animal selvagem foram capturadas por acaso em floresta da Malásia; a partir delas, cientistas descobrem comportamentos desconhecidos da espécie.

O Zoológico de Copenhaga, na Dinamarca, colocou câmeras de vídeo escondidas em florestas da Malásia, a fim de estudar o comportamento de antas locais. 

A ação, porém, acabou resultando em descobertas mais especiais: imagens inéditas da rara espécie Prionailurus planiceps, um gato de cabeça chata. Pela primeira vez, o animal foi filmado no país.

Ao site ScienceNordic, o diretor científico do zoológico, Bengt Holst, disse estar entusiasmado com as novas filmagens. "Os vídeos são únicos porque as gravações mostram que o gato de cabeça chata é um ótimo escalador – algo que os zoológos não imaginavam", explica.

Pouco se sabe sobre a espécie, pois seu comportamento nunca foi estudado. A partir das imagens, os cientistas desejam agora mudar esse quadro.

As filmagens permitiram observar ainda um comportamento de caça particularmente interessante. "O gato de cabeça chata é um pescador excelente.

Mas não sabemos se ele pesca peixe porque é melhor ou porque está tendo dificuldades na competição por pássaros e pequenos mamíferos com outras espécies", conta o diretor.

A espécie é altamente ameaçada de extinção. Holst estima a existência de apenas 2 mil a 2,5 mil gatos Prionailurus planiceps no mundo, número que está ainda em declínio.

A maior ameaça contra esta população, segundo o especialista, é a diminuição de habitats. "Eles precisam viver perto da água, então quando você faz barragens em grandes áreas, você diminui a área em que o gato selvagem podem viver", conta.

fonte: Época

Sem comentários:

Enviar um comentário