quinta-feira, 12 de abril de 2012

Expedição cubano-japonesa descobre mamífero em perigo de extinção


Uma expedição científica cubano-japonesa descobriu recentemente sete exemplares adultos de almiquí (Solenodon cubanus), um mamífero em perigo de extinção, anunciou a imprensa.

A descoberta dos quatro machos e três fêmeas produziu-se na meseta El Toldo pertencente ao parque nacional Alejandro de Humboldt, nas províncias orientais de Holguín e Guantánamo, a cerca de mil quilómetros a leste de Havana, destacou o jornal Granma.

Os almiquís foram mantidos em cativeiro durante dois dias com fins investigativos para depois devolver ao meio natural, disse Rafael Borroto do Instituto de Ecologia e Sistemática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Na zona também foram detectadas evidências referidas à provável presença de um maior número deste mamífero endémico cubano, enquanto outro foi filmado por uma câmera armadilha.

O mais notável é que no decorrer das últimas cinco décadas se tinham observado muito poucos exemplares desta espécie considerada criticamente ameaçada, o que poderia sugerir uma verdadeira recuperação de suas escassas populações, assinalou Borroto.

Além dos especialistas cubanos do Instituto e do Parque Nacional participaram Masaka Kita e Satochi Ohdachi das universidades japonesas de Tsukuba e Hokkaido, respectivamente.

Completaram o grupo pela parte nipónica Osamu Hoson, do Museu Nacional de Natureza e Ciência; Osamu Takahachi, da Associação de Investigações sobre Vida Silvestre, e Lázaro Echenique da Universidade de Educação de Miyagi.


Sem comentários:

Enviar um comentário