domingo, 16 de outubro de 2011

Erupção em El Hierro cada vez mais perigosa


Governo subiu, este sábado, o nível de alerta na ilha de El Hierro, nas Canárias

A erupção em El Hierro, nas Canárias, está a acontecer a 2,5 quilómetros da costa, e a apenas 150 metros de profundidade. Os dados, conhecidos este sábado, fizeram crescer a preocupação das autoridades, que calculavam que a erupção se situa-se a 600 metros da superfície.

A erupção na ilha de El Hierro pode tornar-se "explosiva" e "muito perigosa", caso ocorra a uma profundidade superior a 600 metros. O alerta foi deixado esta semana, por um especialista do Instituto Geográfico Nacional e tem balizado a acção das autoridades.

Este sábado, o Governo das Canárias aumentou o nível de alerta em La Restinga, a povoação mais próxima do local da erupção, para o nível vermelho, o mais alto da escala de emergência.

O perigo aumenta à medida que os focos da erupção se aproximam de terra, porque a interacção do magma com a água do mar pode provocar explosões surtseyanas, assim chamadas devido à erupção em Surtsey, na Islândia, em 1963. Nestas condições, torna-se possível que pedaços de lava e de vapor de água sejam projectados a grandes distâncias.

A relativa calma com que autoridades e população têm lidado com a questão foi fortemente abalada, este sábado, depois do voo que os especialistas fizeram sobre a área da erupção e durante o qual concluíram que a lava está a ser expelida muito mais à superfície do que anteriormente se pensava.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário