terça-feira, 5 de julho de 2011

Chuva e trovões podem adiar lançamento do vaivém Atlantis


É a última viagem do Atlantis

Aguaceiros e trovoada podem obrigar a cancelar o lançamento do vaivém Atlantis, que na sexta-feira tem viagem marcada para a última ida à Estação Espacial Internacional.

“Estamos com 60 por cento de hipóteses do tempo na Base Espacial Kennedy [Florida, Estados Unidos] proibir o lançamento devido a um potencial aguaceiros e a uma tempestade de relâmpagos na área”, disse citada pela AFP Kathy Winters, a responsável pela equipa de meteorologia dos shuttles.

O Atlantis está programado para ser lançado às 11h26 do dia 8 de Julho (16h26, hora de Lisboa), a partir da Base Espacial Kennedy, na Florida. O momento terá uma carga histórica grande não só porque é o último lançamento do Atlantis, mas por ser também a última missão de toda a frota de shuttles, que iniciou as viagens ao espaço em 1981, há 30 anos.

Mas a meteorologia pode estragar o espectáculo, obrigando o cancelamento da partida. O tempo turbulento com nuvens está agora a 37 quilómetros de distância e é provável que chegue à base de lançamento por volta das 11h locais de sexta-feira, explicou a Winters.

A meteorologia espera que ao longo do fim-de-semana o tempo melhore, com 60 por cento de probabilidades de permitir o lançamento no sábado, e 70 por cento no domingo.

“Vamos fazer tudo o que pudermos para o lançamento acontecer na sexta-feira, mas se as coisas não resultarem há muitas opções no sábado e no domingo”, disse Jeremy Graeber, o director de testes da NASA.

Se o lançamento for feito conforme o calendário, a agência espacial pode estender mais um dia a missão do Atlantis, que originalmente é de 12. Se o voo for adiado para sábado e domingo, não será possível estender a missão para os 13 dias.

A NASA espera entre 500 mil e 750 mil pessoas a ver o lançamento na sexta-feira.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário