domingo, 10 de julho de 2011

Atlantis chegou à Estação Espacial


Vaivém Atlantis acoplado à Estação Espacial Internacional

Após três dias de viagem, o vaivém Atlantis acoplou na Estação Espacial Internacional, este domingo, como previsto. Mais um momento que marca a última missão do mais jovem "shuttle" da frota da NASA.

Depois do Discovery, em Fevereiro, e do Endeavour, em Maio, o Atlantis iniciou, na sexta-feira, a última missão com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

O centro de controlo em Houston anunciou que a acoplagem ocorreu numa órbita a 350 quilómetros de altitude, sobre o Leste da Nova Zelândia, às 16.07 horas (hora em Portugal continental).

O comandante Chris Ferguson fez a aproximação final à ISS a uma velocidade de três centímetros por segundo, quando estavam a orbitar a Terra a cerca de 28 mil quilómetros/hora. A abertura da escotilha aconteceu duas horas depois, para equilibrar os níveis de pressão. A bordo seguiram mantimentos para os seis astronautas da ISS e diversos equipamentos.

"Atlantis chegou, bem-vindo ao ISS", disse o americano Ron Garan, responsável pela da tripulação actual da Estação Espacial. "É óptimo estar na estação", respondeu Chris Ferguson.

Antes da acoplagem, o comandante fez uma pirueta completa com o Atlantis para permitir à tripulação da ISS fotografar a protecção térmica que cobre a parte de baixo do vaivém, o bordo das asas e o nariz. As imagens serão analisadas para detectar eventuais problemas que comprometam o regresso em segurança à Terra, que está previsto para dia 18.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário