quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Museu mostra esqueleto de predador pré-dinossauros

Fóssil do réptil exibido no Museu de Ciências Naturais de Houston está com as presas intactas

Paleontólogos do Museu de Ciências Naturais de Houston, no Texas, descobriram um fóssil bem conservado de um réptil que viveu antes da era dos dinossauros. O Dimetrodonte é erroneamente associado aos dinossauros – ele até costuma fazer parte de conjuntos para crianças junto com Tiranossauro Rex e outros – mas o animal habitou a Terra há 280 milhões de anos, um bom tempo antes dos dinossauros.


As barbatanas do Dimerodonte medem até 1,22 metros de altura

O fóssil recebeu o nome de “Wet Willi”. Wet significa molhado porque a ossada foi encontrada numa área do Texas onde eram realizadas escavações para drenagem. E Willi é uma homenagem ao paleontólogo Samuel Williston, que realizou pesquisas na mesma área 100 anos atrás.


Presas do animal

Vários fósseis de Dimedrodonte foram encontrados na mesma região do Texas, mas este é uma descoberta importante porque foi a primeira vez em que a cabeça do animal estava junto do corpo, além de os dentes estarem intactos.


Ilustração de um Dimetrodon giganhomogenes, popularmente associado aos dinossauros

Com 3,35 metros de comprimento e uma "barbatana" de mais de um metro que percorre as costas, os Dimetrodontes provavelmente eram os predadores dominantes de sua época, o período chamado Permiano, de 280 a 265 milhões de anos atrás.

O fóssil fará parte da exibição permanente do Museu de Houston em 2012. Assista ao vídeo produzido pelo Museu após a descoberta da ossada:

Sem comentários:

Enviar um comentário