domingo, 10 de outubro de 2010

Charlie, o chimpanzé fumador, morre aos 52 anos

Animal teria começado a fumar após visitantes de zoo atirarem cigarros acesos para a sua jaula

O chimpanzé Charlie, famoso por fumar vários cigarros ao longo de sua vida, morreu nesta terça-feira, aos 52 anos, de causas naturais. O animal viveu dez anos a mais do que a média de um chimpanzé em cativeiro, apesar de seu hábito de fumar. Ele vivia no zoológico de Bloemfontein, na África do Sul.


Charlie, o chimpanzé fumador

Segundo seus veterinários, Charlie começou a fumar quando os visitantes do zoológico começaram a atirar cigarros acesos para sua jaula. O porta-voz do zoo, Qondile Khedama, afirma que o animal fumava "ocasionalmente", mas sua fama de "chimpanzé fumante" correu o mundo .

Ninguém sabe ao certo quantos cigarros Charlie conseguiu fumar. Daryl Barnes, funcionário do zoológico, disse que viu Charlie fumar apenas cinco vezes durante os 15 anos em que trabalhou no local. No entanto, como o chimpanzé tinha aprendido que não deveria fumar, ele tentava esconder o hábito de seus tratadores.

"Quando ele vê pessoas fumando do lado de sua jaula, ele implora por um cigarro. Depois que um visitante joga um cigarro aceso, ele dá algumas passas", explicou Barnes, em entrevista ao Daily Mail.

Charlie era um chimpanzé comum, nascido nas florestas da África central. Os chimpanzés são os parentes evolucionários mais próximos dos seres humanos - os nossos caminhos evolutivos dividiram-se à volta de seis milhões de anos atrás.


Sem comentários:

Enviar um comentário