terça-feira, 21 de setembro de 2010

Animal bizarro fotografado no Quénia pode ser nova espécie


Cientista disse não conhecer nenhuma espécie parecida na região

Investigadores descobriram na floresta de Boni-Dodori, no nordeste do Quénia, um pequeno e bizarro animal que pode pertencer a uma nova espécie de mamífero. Os cientistas da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em ingês) e do Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia (KWS) acreditam que o animal seja um novo tipo de sengi, também conhecido como musaranho-elefante.

Uma armadilha fotográfica (câmera que dispara quando um animal passa em frente) registou o pequeno e bizarro animal. Segundo a ZSL, Grace Wambui, investigadora da sociedade no país africano, não reconheceu o animal como sendo uma espécie conhecida na região.

De acordo com a ZSL, existem 17 espécies de musaranho-elefante conhecidas, todas endêmicas à África. Apesar de pequenos, esse animais são mais próximos aos elefantes do que aos musaranhos e o nome é derivado da pequena e flexível tromba.

"Antes do nosso estudo, a biodiversidade das florestas Boni-Dodori era pouco conhecida devido ao acesso limitado resultante de problemas de segurança e infra-estrutura deficiente", diz Sam Andanje, do KWS, em comunicado. "Infelizmente, elas (as florestas) são altamente ameaçadas pelo rápido desenvolvimento da costa e é necessário urgentemente um plano de gestão efectivo (da região)", acrescenta.

Ainda de acordo com a ZSL, os investigadores pretendem agora recolher amostras de ADN do animal para determinar se realmente é uma nova espécie.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário