quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quando as formigas se transformam em zombies


Formiga atacada pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis

Ophiocordyceps unilateralis é o nome de um fungo que vive há 48 milhões de anos e que transforma as formigas em zombies. Cientistas descobriram provas da existência do fungo há milhões de anos em plantas em Messel, na Alemanha. O parasita, apesar de ser mais comum em formigas, afecta outros insectos.

As provas encontradas pelos cientistas mostram que os fungos evoluíram e são agora mais capazes de controlar as formigas, mas já eram poderosos há milhões de anos atrás.

O fungo cresce no interior das formigas e liberta uma substância química que afecta o comportamento dos animais. As formigas começam por ficar descontroladas, a vaguear e nas últimas horas, imobilizam as próprias mandíbulas e acabam por morrer.

Segundo o “The Guardian”, as formigas acabam por “abraçar” os veios das folhas onde estão com as mandíbulas que acabam por ficar imóveis.

“Isto pode acontecer em massa. Pode encontrar-se umas 20 a 30 formigas por metro quadrado”, explica David Hughes da Universidade de Harvard ao jornal.

Assim que a formiga morre, o fungo sai pela cabeça e produz um "cogumelo" que durante a noite deita uma substância que assim pode infectar outros insectos. O fungo apesar de ser mais comum em formigas afecta outros insectos.

A equipa está a reunir imagens que documentam a acção do fungo que tem despertado curiosidade: “a questão agora é perceber o porquê de um parasita não se limitar a matar o seu hospedeiro mas a assumir o seu cérebro e músculos e depois matá-lo”, pergunta o investigador. Isto porque de todos os parasitas que existem, poucos utilizam a manipulação do comportamento do hospedeiro.


fonte: i online

Sem comentários:

Enviar um comentário