Partículas após fuga radiactiva de Chernobyl poderão ser lançadas para o ar
Grupos ecologistas, incluindo o Greenpeace, alertaram esta quarta-feira que a poluição radioactiva das zonas atingidas pela catástrofe nuclear de Chernobyl, em 1986, pode afectar a capital russa, Moscovo, e até mesmo a Europa de Leste.
Segundo os grupos ambientalistas, as partículas radioactivas assentes no solo após a fuga radiactiva de Chernobyl poderão ser lançadas para o ar pela acção do calor e atingir Moscovo e até mesmo países da Europa de Leste.
Por isso, as autoridades russas, redobraram as diligências em Bryansk, 379 quilómetros a Sudoeste de Moscovo, região mais afectada pela fuga em Chernobyl, na Ucrânia, numa tentativa de evitar o pior.
Entretanto, a superfície em chamas na Rússia reduziu-se para metade graças à melhoria das condições meteorológicas. Em Moscovo, chegou mesmo a chuviscar, o que contribuiu para limpar o ar.
Apesar disso, continuam activos 612 focos de incêndios, que já mataram 54 pessoas. Cerca de 165 mil efectivos russos, apoiados por 550 especialistas estrangeiros, combatem noie e dia as chamas.
fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:
Enviar um comentário