sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diâmetro da lua diminuiu 100 metros


A NASA descobriu que o diâmetro da lua diminuiu 100 metros nos últimos mil milhões de anos. A descoberta foi feita graças às fotografias tiradas pela Lunar Reconnaissance Orbiter. Estas novas informações, que fornecem pistas importantes para o estudo da geologia da lua, foram publicadas na revista "Science".

Segundo as explicações do cientista Thomas Watters, do Centro de Estudos Planetários, foram detectadas algumas falhas na crosta lunar.

O cientista afirma que as imagens da lua que existiam até agora não permitiam detectar que o diâmetro do satélite tinha diminuído 100 metros num passado considerado "recente".

A lua formou-se num ambiente caótico, cheio de asteróides e meteoritos, explica a NASA. As várias colisões fizeram com que a lua se fosse deformando.

"Estes resultados incríveis sublinham a importância de entender os processos globais", declarou John Keller, cientista do projecto.

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter foi lançada no espaço em Julho do ano passado e começou agora a enviar as primeiras imagens do satélite.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário