O meteorito NWA 7034, batizado de "Black Beauty" (beleza negra, em tradução livre para o português), foi encontrado no deserto do Sara, é o mais antigo alguma vez encontrado proveniente de Marte e pode revelar muito sobre a formação do planeta. De acordo com o estudo da 'Nature' e citado pela BBC, o "Black Beauty" contém materiais preservados de Marte com 4,4 mil milhões de anos, quando o planeta ainda estava nos seus primeiros anos.
Existem cerca de 100 meteoritos marcianos, mas a maioria tem idades compreendidas entre os 150 e os 600 milhões de anos.
O "Black Beauty", segundo os cientistas, contém entre 10 a 30 vezes mais água do que qualquer outro meteorito marciano. "Se eu fosse procurar por evidências de vida em Marte no passado, este seria o primeiro lugar onde eu iria procurar", disse Munir Humayun, professor na Universidade Estatal da Florida e coordenador do estudo, que explica que o "Black Beauty" ter-se-á formado apenas 100 milhões de anos depois da primeira poeira do sistema solar condensada.
"Este meteorito continua a revelar os seus segredos, estamos muito entusiasmados com isso", concluiu o cientista.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário