sábado, 18 de agosto de 2012

E se uma minhoca robô entrasse na sua garganta?


Os cientistas do MIT e a Universidade Nacional de Seoul criaram um robô que se move como uma minhoca, arrastando-se pelo terreno e contraindo e expandindo o seu corpo.

O Meshworm foi criado por uma equipa de investigadores do MIT, nos EUA, e da Universidade Nacional de Seul, na Coreia. O robô utiliza movimentos peristálticos, ou seja, simula o comportamento de uma minhoca para se movimentar. Os investigadores desenvolveram uma combinação de níquel e titânio que se contrai e expande com o calor. O Meshworm tem um corpo constituído por uma rede destes materiais e, quando recebe corrente elétrica, começa a movimentar-se como se fosse uma minhoca.

De acordo com especialistas ouvidos pelo iO9, este tipo de robôs pode vir a ser usado em vários cenários, desde músculos artificiais a telemóveis, próteses e até endoscopias, porque conseguem acompanhar o percurso do esófago humano, com um mínimo de intrusão.

O Meshword tem ainda uma grande capacidade de resistência, continuando a funcionar mesmo depois de ser pisado ou atingido com um martelo.


Sem comentários:

Enviar um comentário