É uma visão estranha e nada comum, surpreendendo até os investigadores.
Os cientistas do Instituto de Pesquisa Senckenberg, Alemanha, revelaram ao mundo uma das aranhas mais incríveis já descobertas. Baptizada de Sinopoda scurion, é a primeira conhecida no mundo que não possui olhos.
Com tamanho total de suas pernas não ultrapassado os 6 centímetros e um corpo pequeno de 12 milímetros, a Sinopoda scurion é componente de uma família de aranhas que incluem mais de 1100 espécies, porém todas possuem olhos.
“Achei a aranha numa caverna em Laos (país asiático), cerca de 100 km de distância da famosa caverna de Bang Fai”, comentou Peter Jager, chefe da seção de aracnologia do instituto, segundo o britânico DailyMail.
“Nós já sabíamos de aranhas deste género em outras cavernas, mas elas sempre tiveram olhos e pigmentação”, ressaltou.
Sinopoda scurion é simplesmente a primeira aranha caçadora do mundo que não possui olhos. O estudo completo sobre ela foi publicado a revista científica Zootaxa.
A equipa de cientistas acredita que a regressão dos olhos é atribuível a vivência em ambientes 100% sem luz. Essa adaptação também é observada em outras espécies que vivem em cavernas escuras.
Segundo os cientistas, este tipo de aranha pode ter sofrido perdas durante a transição evolutiva. A teoria mais aceita seria de que, com a adaptação ao escuro, as gerações descendentes teriam perdido os olhos.
A maioria das aranhas possuem 8 olhos, mas existem espécies com 6, 4 e até dois, mas não existiam registros de aranhas sem nenhum.
Parte do nome de baptismo da aranha foi uma espécie de ‘homenagem’ a empresa suíça Scurion que fez a iluminação com faróis na parte interna da caverna.
fonte: Jornal Ciência
Sem comentários:
Enviar um comentário