quarta-feira, 20 de junho de 2012

Localizados oito sítios arqueológicos em povoado cubano



A localização de oito sítios arqueológicos no meio do povoado pre-colombiano de Yaguaramas, na província centro-sul cubana de Cienfuegos, comprovam a existência de comunidades indígenas nesse setor, assegurou o investigador Léster Puntonet.

O investigador do Centro Provincial de Património e integrante do Grupo Jagua (de Arqueologia) explicou a Prensa Latina que os estudos em marcha pretendem conhecer a respeito do uso do meio por estas coletividades.

Com menos de 4,000 habitantes na atualidade, Yaguaramas está encravado numa planície de terras vermelhas pertencente ao município de Abreus, um dos oito da província de Cienfuegos, cuja capital se localiza 250 quilómetros ao sudeste de Havana.

Ao iniciar-se o processo de conquista e colonização da ilha de Cuba pela Espanha, na segunda década de século XVI, as crónicas da época mencionam a existência do caserio aborigene e as missas oferecidas no lugar pelo padre dominico Bartolomé das Casas, posteriormente consagrado como o Defensor dos índios na América.

No terreno explorado pelo Grupo Jagua, que inclui a bacia do rio Alcalde Mayor os arqueólogos têm encontrado restos dos primeiros humanos que habitaram a zona, bem como cerâmica, lâminas confeccionadas com conchas, facas e machados de pedra, entre outras evidências, confirmou o arqueólogo.


Sem comentários:

Enviar um comentário