sábado, 2 de junho de 2012

Depois de 24 anos, abelha retorna ao Reino Unido


Inseto foi trazido da Suécia e é considerado muito importante para a polinização de plantas.

Cientistas britânicos pretendem recuperar 24 anos perdidos, tempo em que um tipo de abelha (Bombus subterraneus), também conhecida no Brasil como mamangaba, foi dada como extinta no Reino Unido. 

Os especialistas reintroduziram na segunda-feira a espécie trazendo insetos da Suécia, depois de três anos de trabalho.

As abelhas suecas foram soltas em Kent. O local escolhido, de acordo com os investigadores da organização Bumblebee Conservation Trust, reúne todas as características preferidas pela mamangaba.

- Acreditamos que este é o local absolutamente perfeito - disse Nikki Gammans, que participa do projeto de reintrodução das abelhas, em entrevista ao “Gardian”. - Este é um símbolo de que ainda há esperança: não temos de ficar passivamente assistindo a perdas de espécies e habitats.

A abelha tem um papel importante na polinização das plantas. Porém, o inseto enfrentou um declínio estimado em 97% no Reino Unido. Na Suécia, por outro lado, sua população está aumentando.

Os ambientalistas que actuam no projeto vão continuar monitorando as abelhas. Eles também estão trabalhando com agricultores para que o habitat delas seja conservado.

Muitos chegaram a receber para que certos tipos de flores sejam plantadas ou mantidas. Outros são orientados a não cortar o feno para silagem tão cedo. Para os trabalhadores do campo, é um retorno à forma tradicional de cultivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário