A descoberta é avançada pela revista científica 'Nature', que divulga o resultado de um estudo realizado por um grupo de cientistas norte-americanos. Os dois buracos negros recém-descobertos serão assim os maiores que se conhece até à data, com uma massa cerca de 10 biliões de vezes superior à massa do sol.
Segundo os especialistas da Universidade da Califórnia, estes buracos negros estão localizados em duas enormes galáxias elípticas a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra – a NGC 3842 e a NGC 4889 – e possuem buracos negros super massivos, adianta a revista 'Exame'.
Apesar da enorme dificuldade de detectar buracos negros, já que a sua gravidade devora por completo toda a luz, planetas e estrelas, pequenas galáxias e toda a radiação que possa revelar a sua presença, os cientistas utilizaram telescópios altamente equipados. Foi o que permitiu detectar uma certa irregularidade no movimento das estrelas em torno dos referidos buracos, o que deu a pista que conduziu à descoberta.
Até ao momento, o maior buraco negro conhecido situava-se na gigantesca galáxia elíptica Messier 87, e tinha uma massa 'apenas' 6,3 biliões de vezes superior à massa solar.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário