terça-feira, 5 de julho de 2011

Lagartos australianos constroem tocas labirínticas para a família


Muitos animais constroem casas para os seus descendentes, mas nunca ninguém pensou que os lagartos pudessem fazer parte deste grupo. Até que um grupo de cientistas descobriu que os sáurios dos grandes desertos (Liopholis kintorei), lagartos que vivem apenas no norte da Austrália, constroem e mantém tocas labirínticas, onde vivem várias gerações de diversas famílias, de acordo com o jornal americano New York Times.

Os lagartos constroem os túneis que acabam por ser residências mais ou menos permanentes, sendo que a cada ano, cerca de 6% dos túneis deixam de ser utilizados. As fêmeas tendem a ficar em casa - apenas uma foi encontrada fora da respectiva toca e as análises genéticas revelaram que 60% dos machos são fiéis às companheiras. Os pais foram capturados sempre dentro ou perto das tocas onde as crias vivem, que permanecem no interior dos túneis.

A energia necessária para construir e manter estas tocas labirínticas permite concluir que este é um trabalho necessário à sobrevivência da espécie. Pelo que se sabe até ao momento, os lagartos do deserto australiano são os únicos a construir tocas tão labirínticas.

Adam Stow, um dos autores do estudo e professor de biologia na Universidade de Macquarie, em North Ryde, Austrália, referiu que muito poucas espécies de lagartos formam grupos familiares e que estas normalmente vivem nas fendas das rochas que não requerem manutenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário