sexta-feira, 1 de julho de 2011

Doença de Chávez é segredo de Estado em Cuba


O estado de saúde de Hugo Chávez, Presidente da Venezuela, está a ser tratado em Cuba com o mesmo secretismo com que se lidou com Fidel Castro quando o histórico líder cubano adoeceu em 2006. Chávez está em Havana, mas ali nada se sabe sobre o assunto.

"Pode dizer-se que a notícia não está em Cuba. O hermetismo, como quando adoeceu Fidel Castro, em Julho de 2006, é absoluto. Tal como nessa altura, a doença do mandatário venezuelano é um segredo de Estado e cada notícia sobre o seu estado de saúde é gerida a conta-gotas", escreve o El País.

Chávez confirmou ontem, num comunicado transmitido pela televisão, as informações avançadas por um jornal norte-americano, com base em fontes dos serviços secretos, e que tinham sido fortemente rejeitadas pelo governo cubano: o Presidente do país sofre de cancro. Os detalhes são desconhecidos e o pouco que se sabe foi dito pelo próprio Chávez: que numa biopsia foram detectadas células cancerígenas e que foi operado em Cuba uma segunda vez para extrair o tumor.

De que tipo de cancro sobre o líder venezuelano? Qual a possível evolução? Qual o tratamento? Quando vai regressar a Caracas? Perguntas às quais Chávez não deu resposta no seu comunicado. Disse apenas que está a ser submetido a um tratamento "lento e cuidadoso" a caminho da recuperação total.

"Nada se disse até agora em Cuba qual o hospital em que está internado Chávez nem qual a equipa médica que o atende, mas o secretismo não tem nada de anormal. É a política habitual", salienta o jornal espanhol.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário