sábado, 9 de julho de 2011

Advogado do inquérito à morte de Diana espiado


Um advogado que representou a família de Dodi al-Fayed no inquérito à morte da princesa Diana disse ter sido avisado pela polícia de que o seu telefone pode ter sido escutado pelo tabloide News of the World.

Michael Mansfield disse ter recebido uma carta da Scotland Yard segundo a qual o seu nome consta de uma lista de potenciais alvos de escutas do tabloide, noticiou a agência Associated Press.

O advogado considerou "particularmente perturbador" que jornalistas tenham tentado descobrir histórias sobre Diana a partir das suas mensagens.

Esta informação junta-se a outras que, nos últimos dias, indicam que celebridades, artistas e políticos, mas também vítimas de homicídio e familiares de vítimas dos atentados terroristas de 2005, em Londres, e de soldados mortos no Afeganistão e no Iraque terão sido objecto desta prática.

O escândalo levou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a apoiar, na quarta-feira, a abertura de um ou vários inquéritos públicos sobre o comportamento da comunicação social, mas também sobre as relações do jornal com a polícia, cuja primeira investigação não revelou a verdadeira dimensão do caso.

Na origem da controvérsia está o acesso e escuta ilícita de mensagens telefónicas de pessoas com a ajuda de detectives privados, um dos quais foi condenado em 2007, juntamente com um jornalista, por interceptar mensagens de empregados da família real.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário