terça-feira, 10 de maio de 2011

Indonésia garante proteger habitat do tigre de Sumatra


A Indonésia não vai autorizar a exploração das florestas habitadas pelo tigre de Sumatra, um dos animais em vias de extinção, salientou o Governo reagindo às acusações do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

O anúncio surgiu pelo porta-voz do Ministério das Florestas, Masyhud, em resposta aos ecologistas do WWF, segundo o qual várias empresas papeleiras exploram uma área selvagem, na região este de Sumatra.

O WWF pediu às papeleiras que parem a desflorestação no parque nacional de Bukit Tigapuluh, em Sumatra, para salvar 12 tigres que foram descobertos pelas suas câmaras de vigilância há dois meses.

Segundo os ecologistas, parte do habitat destes tigres encontra-se dentro dos terrenos selvagens concedidos a empresas como Ásia Pulp & Paper/ Sinar Mas Group e Barito Pacific Timber.

"Este vídeo confirma a importância destas selvas no ecossistema e corredor natural de Bukit Tigapuluh para os tigres, pelo que fazemos um apelo a todas as empresas que interrompam os seus planos de desflorestação", indicou Anwar Purwoto, diretor do programa de Florestas e Espécies do WWF.

Por outro lado, continuou o mesmo responsável, a organização também instou as "autoridades locais, provinciais e o Governo central a tomar em consideração a importância do corredor natural e a incluí-lo no seu compromisso de defesa da biodiversidade".

A Ásia Pulp & Paper desmentiu, por sua vez, o corte de árvores em Bukit Tigapuluh e a aquisição de celulose através de empresas subsidiárias nesta reserva natural.

O WWF estima que a Indonésia concentre 400 dos 3200 tigres de Sumatra existentes a nível mundial.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário