quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista esta noite


A chuva de meteoros é provocada pelos detritos do cometa Halley

O cometa Halley, que passou pela Terra em 1986, só poderá ser visto em sua totalidade daqui a 51 anos, mas a partir da noite desta quinta-feira os moradores do Hemisfério Sul terão uma visão privilegiada de detritos do cometa. Segundo a agência espacial americana (Nasa), poderão ser visualizados até 60 meteoros por hora.

De acordo com o astrónomo Luís Guilherme Haun, da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, a previsão da Nasa é para condições ideais, ou seja, longe das cidades, em locais com pouca luminosidade. "Nas cidades, as pessoas poderão ver até 20 detritos por hora", afirma o especialista.

Haun aponta que o fenómeno poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil e que o melhor horário é há volta das 2h da madrugada de sexta-feira. "Para observar, a pessoa deve olhar na direcção do nascer do Sol, na Constelação de Aquário, mas nada impede que se veja os meteoros mais alto no céu".

O especialista explica que as chuvas de meteoros têm um período para ocorrer, repetindo-se todos os anos. "A Terra atravessa esta nuvem de partículas de abril até meados de maio, mas o máximo de objectos poderá ser observado nesta madrugada e na próxima", afirma.

A visão privilegiada no Hemisfério Sul deve-se ao ângulo de inclinação da Terra. "Muitas pessoas nunca viram este cometa famoso (Halley). Esta é uma oportunidade para observar partes deles deixando um rasto ardente no céu", disse o astrónomo da Nasa, Bill Cooke.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário