domingo, 10 de outubro de 2010

Nave russa Soyuz acopla-se à Estação Espacial Internacional




Dois cosmonautas russos e um astronauta americano estavam a bordo
Eles já se transferiram para a ISS, segundo as autoridades da Rússia

A nave espacial russa Soyuz, com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo, acoplou-se à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o centro de controle do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão).

O acoplamento da Soyuz, que descolou de Baikonur na sexta-feira, ocorreu à 4h01 de domingo, hora de Moscou (22h01 de sábado em Brasília), informou o centro.

Segundo um porta-voz do centro, Valery Lydin, o acoplamento aconteceu de maneira automática, e os três astronautas transferiram-se para a ISS uma vez decorridas as três horas necessárias.

Na Soyuz TMA-M, uma versão modernizada da nave espacial utilizada pela Rússia para voos tripulados, viajam o experiente Alexander Kaleri, o americano Scott Kelly, que realizou duas viagens espaciais, e Oleg Skripochka, em sua primeira experiência no espaço.

Com um total de 610 dias e quatro voos ao espaço antes desta missão, Kaleri é um dos cosmonautas russos com mais experiência. Sua primeira missão, na estação Mir, foi em Março de 1992, logo depois do fim da União Soviética.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário