sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Carro usa fios de alumínio para reduzir emissão de CO2


Um carro com fiação elétrica totalmente em alumínio em vez de cobre, inédito no mundo, foi apresentado no Congresso SAE Brasil 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo, encerrado nesta quinta-feira.

Os cabos de alumínio reduzem o peso do sistema do chicote eléctrico, o que resulta em diminuição no consumo de combustível e na emissão de dióxido de carbono (CO2), o principal gás que provoca as mudanças climáticas.

Segundo a fabricante Delphi, considerada a produção anual brasileira de veículos leves e de passeio, em torno de 3 milhões de unidades, se todos utilizassem a tecnologia, a redução de consumo de combustível seria de 9,4 milhões de litros por ano no Brasil, representando 16,5 mil toneladas a menos de CO2 na atmosfera.

O alumínio está mais presente que o cobre na natureza e é até 48% mais leve, possibilitando uma redução de até 30% na arquitetura electroelectrônica total do automóvel sem impacto em seu desempenho, afirma o fabricante.

O director de engenharia da empresa, Flávio Campos, afirma que os ganhos compensam a maior emissão de CO2 na produção do alumínio. Ele destaca ainda que o Brasil é o País que mais recicla alumínio, em torno de 95%, reduzindo os gastos de energia na produção.

fonte: DiárioNet

Sem comentários:

Enviar um comentário