terça-feira, 7 de setembro de 2010

Investigadores de robótica apresentam em Coimbra novidades em automação


Serão apresentados 122 trabalhos em Coimbra até sexta-feira

Protótipos de robôs para transportar pessoas ou assistir médicos em cirurgias vão ser apresentados nos próximos dias em Coimbra, no âmbito da nona edição da conferência Controlo 2010, que discute os últimos avanços em robótica e automação.

Norberto Pires, responsável pelo evento, disse à agência Lusa que a conferência deste ano vai ter como tema "as fábricas do futuro", com a apresentação de tecnologia que vai permitir a cooperação entre equipamentos tecnológicos e o trabalho humano "como se fossem colegas de trabalho".

O evento inicia-se na quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira, com a apresentação e discussão de 122 trabalhos, dos quais cerca de 60 por cento são produção internacional.

A conferência conta com a participação de cerca de meio milhar de pessoas, na sua maioria autores dos projectos, provenientes de Espanha, França, Itália, Suécia, Inglaterra, Rússia, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Índia e África do Sul.

"Esta é já uma conferência internacional, sendo que nesta edição, pela primeira vez, o número de trabalhos vindos de fora do país suplanta os projectos nacionais", sublinhou Norberto Pires, professor da Universidade de Coimbra e presidente do parque tecnológico Coimbra iParque.

Segundo o investigador, a conferência vai dedicar uma sessão especial à aplicação da robótica e automação na medicina, com a apresentação de projectos de robôs para assistir médicos em cirurgias e implantes dentários.

Durante o evento vai ser também apresentado o cybercar concebido pela Critical Move, empresa tecnológica sediada em Coimbra, no Instituto Pedro Nunes Incubadora, que é um veículo autónomo, sem condutor, que não polui e que utiliza tecnologia wi-fi ou GPRS, actualmente a ser utilizado no Hospital Rovisco Pais, em Cantanhede.

A conferência vai contar com a presença de Bruno Siciliano, especialista no domínio da robótica e antigo presidente da IEEE Robotics and Automation Society, e António Pascoal, especialista português cujo trabalho se desenvolve volta da robótica submarina.

A conferência Controlo 2010 é organizada pela Associação Portuguesa de Controlo Automático e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, realizando-se de dois em dois anos.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário