sábado, 11 de setembro de 2010

Engenheiros criam sistema que controla cadeira de rodas com pensamento




Baseado em inteligência artificial, o sistema funciona por meio de um capacete que analisa a actividade cerebral do utilizador

Engenheiros do instituto de tecnologia École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, começaram a desenvolver um sistema de inteligência artificial que permitirá ao utilizador de uma cadeira de rodas motorizada controlar sua movimentação apenas com o pensamento.

Os testes estão sendo realizados no Centro de Neuroprostética do instituto. A cadeira ainda se movimenta lentamente, mas já responde a comandos cerebrais para virar à direita, esquerda, e seguir em frente.

O sistema funciona por meio de um capacete de eletroencelafalografia (EEG), que grava padrões cerebrais do utilizador e repassa a informação para um computador, que transmite os comandos para a cadeira. Ela, por sua vez, tem duas câmeras pequenas, uma de cada lado, com um software processador de imagem para ajudar a passar os obstáculos.

"Quando eu quero virar à esquerda, eu imagino virar, movimentando minha mão esquerda", diz Michelle Tavella, assistente do laboratório, ao site do instituto. "E isso é muito natural e rápido. É possível enviar um comando em um segundo", afirma. Ele gastou algumas horas para seu cérebro se adaptar ao sistema, que também se adapta às particularidades cerebrais que está controlando a máquina.

Os investigadores desejam aprimorar a segurança e precisão do sistema de inteligência artificial para ele distinguir diferentes tipos de objetos, como pessoas, móveis e portas. Veja o sistema em ação no vídeo abaixo, em inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário