sábado, 2 de abril de 2016

Fotografado planeta semelhante à Terra em formação



Pela primeira vez cientistas captaram imagens da formação de um planeta semelhante àquele em que vivemos

Astrónomos conseguiram pela primeira fotografar um planeta semelhante à Terra, em órbita de uma estrela distante, nas primeiras fases da sua formação.

As imagens, divulgadas pelo site especializado Space.com, mostram o disco de formação planetária, batizado TW Hydrae, em órbita da estrela HL Tau, um corpo celeste a 175 anos-luz de nós. O protoplaneta encontra-se a uma distância da sua estrela semelhante à da Terra do Sol.

As imagens foram captadas pelo Atacama Large Milimeter/submilimiter Array (ALMA) - uma rede de dezenas de antenas parabólicas de grandes dimensões no alto dos Andes - no Chile e mostram vários anéis concêntricos no disco de poeira e gás em torno da HL Tau.


Ampliação da zona interior do disco protoplanetário| S. ANDREWS (HARVARD-SMITHSONIAN CFA); B. SAXTON (NRAO/AUI/NSF); ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

O tamanho final do planeta em formação é ainda uma incógnita: Pode crescer tanto como a Terra, ou pode acabar como uma 'super-Terra' (um planeta rochoso como o nosso, mas de grandes dimensões, mais semelhante aos gigantes de fás como Urano ou Neptuno).

As imagens agora reveladas são possíveis porque o ALMA é capaz de resolver detalhes da ordem de 1 unidade astronómica (UA) que é a distância média entre a Terra e o Sol (cerca de 150 milhões de km).


Sem comentários:

Enviar um comentário