sábado, 19 de abril de 2014

Cientistas descobrem o primeiro pénis feminino

O reino em que elas têm pénis e eles vaginas

Biólogos encontraram primeiro caso do mundo de animal fêmea com pénis em Minas Gerais

Cientistas descobriram, no Brasil, espécies de insetos em que as fêmeas têm pénis e os machos, vaginas

Cientistas descobriram no Brasil quatro espécies de insetos em que as fêmeas têm pénis e os machos têm vagina. O artigo, publicado no periódico científico Current Biology, documenta pela primeira vez um pénis feminino no reino animal.

Ao contrário da crença popular, a presença ou ausência de órgão sexual não indica se o animal é macho ou fêmea. Os biólogos detectam o sexo de cada um pelo tamanho dos gametas.

Segundo a regra, a fêmea contribui com o maior gameta (célula sexual), enquanto o macho tem o menor. Nesse caso, apesar de ter um pénis, o inseto tem o gameta maior, o que indica que se trata de uma fêmea.

O estudo descreve quatro espécies relacionadas ao género Neotrogla. Os insetos, que têm cerca de 4 milímetros de comprimento, foram descobertos em 2010 por Rodrigo Ferreira no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Itacarambi, na região norte de Minas Gerais.

À primeira vista eles parecem normais, pois são parecidos com os outros insetos das cavernas na região. Mas na hora de acasalar, a fêmea introduz seu pénis na vagina do macho num acasalamento que dura de 40 a 70 horas.

Agora, os investigadores vão recolher o genoma desses insetos para comparar com uma espécie parecida. A esperança é que a informação ajude a ciência a entender como o desenvolvimento de um pénis feminino aconteceu.

fonte: Exame.com

Sem comentários:

Enviar um comentário