terça-feira, 9 de julho de 2013

Universo observa-se agora com imagens mais nítidas


Fotografia © Observatório Gemini

Um novo instrumento de observação desenvolvido pelo Observatório Gemini, no Chile, consegue obter imagens espetaculares do Cosmos com um detalhe sem precedentes de estrelas a milhões de anos luz.

O GeMS, um instrumento revolucionário de observação desenvolvido pelo Observatório Gemini, trabalha com um sistema de cinco lesares e espelhos deformáveis que eliminam as perturbações estrelares durante a observação. Graças a este novo sistema obtém-se agora as imagens mais nítidas de sempre do Universo.

Robert Blum, subdirector do National Optical Astronomy Observatory está a utilizar o GeMS para estudar o meio ambiente dentro e nos arredores dos agrupamentos de estrelas, e os resultados preliminares, particularmente do espetacular grupo conhecido como RMC136, num conjunto de sete fotografias já foram revelados publicamente.

O GeMS utiliza uma técnica designada 'multi óticas adaptativas conjugadas' (multi conjugate adaptive optics) dá mais detalhes do céu em cada fotografia - cerca de 20 vezes mais área fotografada.


Sem comentários:

Enviar um comentário