quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lentes de contacto permitem visão telescópica


A lente de contacto é utilizada em conjunto com óculos especiais para fazer o efeito "telescópio"Fotografia © Optical Society of America

Investigadores dos Estados Unidos da América e da Suíça desenvolveram lentes de contacto que, juntamente com óculos especiais, conferem uma visão telescópica. As lentes foram criadas para devolver a visão a pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada com a idade.

De acordo com o Daily Mail, a nova gama de lentes de contacto permite ampliar imagens em 2,8 vezes, quando combinada com os óculos 3D da Samsung. Os filtros de polarização dos óculos permitem que os utilizadores alternem entre a visão normal e telescópica.

O sistema das lentes foi desenvolvido para ajudar as pessoas que sofrem de cegueira relacionada com a idade. A degeneração macular é uma das formas mais comuns de cegueira. A mácula, pequena área no centro da retina que permite ver pequenos detalhes, quando danificada leva a que os pacientes percam a capacidade de reconhecer rostos e realizar tarefas como ler ou escrever.

O protótipo produzido pelos investigadores tem 8 milímetros de diâmetro, 1 milímetro de espessura na região central e 1,17 milímetros no anel amplificador. A zona central permite a entrada de luz para uma visão normal, o elemento telescópico situa-se à volta do centro, por sua vez, os pequenos espelhos de alumínio actuam como amplificadores e lançam luz para o anel, pelo menos, quatro vezes antes de chegar à retina.

Quando o utilizador usa as lentes num "modo normal" a imagem ampliada é bloqueada por filtros polarizados instalados nos óculos modificados. Ao alternar para o modo telescópico o paciente muda os filtros, deste modo, a única luz que chega à retina é criada pelo processo de amplificação.

Eric Tremblay, investigador suíço, referiu à BBC que a parte mais difícil do projecto foi tornar as lentes "respiráveis" por mais de 30 minutos. No entanto, a equipa de investigadores resolveu o problema através da produção de lentes com canais que permitem que o oxigénio flua.

Segundo a BBC, estas lentes estão na mira das Forças Armadas dos Estados Unidos, inclusive a pesquisa está a ser financiada pelo Darpa, a agência de projetos de pesquisa avançada de defesa dos Estados Unidos. Segundo os analistas, os militares procuram uma "super visão".


Sem comentários:

Enviar um comentário