domingo, 28 de julho de 2013

Descoberto navio destinado ao sultão Murad III



Uma equipa internacional de arqueólogos encontrou, numas escavações na Croácia, um navio afundado em 1583 com uma carga de produtos de luxo para o sultão otomano Murad III.

Um barco de luxo, com decoração igualmente rica à base de espelhos e cristais e que se destinava ao palácio do sultão otomano MuradIII, afundou, em 1583, junto a Gnalic, uma pequena ilha a três milhas da cidade croata de Biograd.

Uma tempestade esteve na origem do naufrágio do Gagliana Grossa, um grande navio fretado por uma família rica de Dubrovnik, na Croácia. A embarcação partiu da costa da Dalmácia, em 1583, a fim de satisfazer a demanda de um dos melhores clientes do mundo. Mas o navio não chegou ao seu destino.

Segundo o site do ABC, os restos do naufrágio representam uma janela aberta para melhor compreender a história dos anos que se seguiram à Batalha de Lepanto (1571), que travou o domínio turco no Mediterrâneo.

Após uma pesquisa meticulosa, uma equipa internacional de arqueólogos está agora a fazer escavações para salvaguardar os restos do barco que se encontra a pouco mais de 25 metros de profundidade.

O achado poderá ainda ser a chave para a compreensão da complexa estrutura e guerra comercial entre os impérios e a sociedade reinantes na época.


Sem comentários:

Enviar um comentário