sábado, 19 de janeiro de 2013

Tetraplégica controla braço robot com o pensamento


Mulher de 53 anos recupera os movimentos graças a um braço mecânico que consegue controlar através dos pensamentos.

Jan Scheuermann, uma mulher de 53 anos paralisada do pescoço para baixo, foi capaz de movimentar, com bastante habilidade, um braço mecânico. Esta tecnologia transforma os impulsos cerebrais em ordens elétricas e permite comandar um membro robot para agarrar objetos como se de uma mão biológica se tratasse.

Jan foi diagnosticada com degeneração espinocerebelar há cerca de 13 anos e foi perdendo o controlo do corpo até hoje. A doente precisou de utilizar implantes cerebrais para controlar o braço mecânico em segurança, mas esta experiência foi considerada uma "conquista extraordinária" pelos especialistas.


A mulher de 53 anos foi capaz de controlar o novo braço logo no segundo dia de treino. Ao longo de 14 semanas já tinha conseguido aperfeiçoar esta habilidade de uma forma surpreendente.

Andrew Schwart, da Universidade de Pittsburgh declarou à BBC que nunca tinha visto movimentos tão exatos: "São movimentos fluídos e muito melhores do que tudo o que tenha sido demonstrado anteriormente". O mesmo acrescenta: "Acho que isto é uma prova credível de como esta tecnologia converter-se-á numa terapia para as pessoas com lesões na espinha dorsal".


Sem comentários:

Enviar um comentário