terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pirilampos ajudam a melhorar eficiência de LEDs

CockscombFirefly.jpg

Um grupo de cientistas descobriu que usando as estruturas microscópicas do abdómen dos pirilampos conseguem aumentar a eficiência dos LEDs em 55%.

De acordo com o MIT Technology Review, um grupo de investigadores Belgas, Franceses e Canadenses conseguiu aumentar em 55% a luz emitida por LEDs com a ajuda de pirilampos.

Muita da luz produzida pelos LEDs é refletida de volta para o dispositivo, devido às diferenças na forma como a luz viaja através dos materiais LED e do ar. Isto reduz a eficiência destes dispositivos e o mesmo acontece à luz bioluminescente produzida pelos pirilampos, que enfrentam desafios semelhantes.

Como tal, os cientistas decidiram observar ao microscópio as estruturas do abdómen do pirilampo e descobriram que o exosqueleto deste inseto apresenta uma espécie de escamas desalinhadas. Com a ajuda de simulações de computador e experiências, a equipa foi capaz de confirmar que os rebordos afiados destas escamas deixam sair mais luz do que em superfícies planas – até 55% mais de luz.

Os cientistas indicam que esta técnica pode ser usada nas lâmpadas LED atualmente existentes no mercado, o que significa que, teoricamente, podia começar já a ser implementada nos atuais produtos, para aumentar ainda mais a sua eficiência energética.


Sem comentários:

Enviar um comentário