sábado, 19 de janeiro de 2013

Australiano encontra pepita de ouro de 5,5 quilos


Fotografia © Direitos reservados

Tem forma de Y e estava enterrada a 60 centímetros de profundidade, junto à cidade australiana de Ballarat. A pepita de ouro encontrada por um australiano, cuja identidade não foi revelada, pesa 5,5 quilos e terá um valor de 235 mil euros.

Munido de um detetor de metais, um australiano encontrou, enterrada a 60 centímetros de profundidade, uma pepita de ouro gigante, em forma de Y.

Segundo peritos citados pelo jornal local, o Ballarat Courier, e pela BBC, a zona em torno da cidade australiana de Ballarat é muito concorrida por garimpeiros, mas nunca antes se tinha feito uma descoberta deste género.

O utilizador Troy Aurum já colocou no YouTube um vídeo no qual se pode ver a pepita. Veja aqui o vídeo:


"Sou garimpeiro e prospetor há duas décadas e não me lembro de alguém ter encontrado uma pepita com mais de 2,8 quilos", afirmou à BBC Cordell Kent, dono da loja Ballarat Mining Exchange Gold.

Neste momento, o ouro vale na Austrália 1600 dólares australianos por onça, o que significa que a pepita valeria mais de 283 mil dólares australianos, mas o facto de ser tão rara, acrescido ao prémio para qualquer pepita com mais de um quilo, eleva o seu valor para os 300 mil dólares australianos (os tais 235 mil euros).

Sem revelar a identidade do homem que fez a descoberta, Cordell Kent explicou tratar-se de um garimpeiro experiente, mas que nunca fizera uma descoberta "desta dimensão".

Em declarações ao Ballarat Courier, Kent acrescentou ainda: "Uma descoberta destas dá nova esperança às pessoas. É o meu sonho encontrar uma coisa assim. Não há nada como desenterrar 'dinheiro'."


Sem comentários:

Enviar um comentário