terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Artigo falso sobre guerra entre Portugal e Índia descoberto na Wikipédia


Guerra inventada em Goa pode valer expulsão de utilizador da Wikipédia

Um artigo na Wikipédia sobre um falso conflito no século XVII entre os dirigentes portugueses de Goa e o império indiano Maratha passou despercebido durante cinco anos até ter sido descoberto, informou hoje a agência France Presse.

O artigo sobre o conflito de 1640-1641, que nunca existiu e era apresentado como um episódio da história de Goa (no sul da Índia), foi acrescentado ao 'site' da enciclopédia gratuita em julho de 2007 e descoberto no passado mês de dezembro.

"Após um exame atento e alguma investigação, cheguei à conclusão que aquele artigo era um embuste, um embuste inteligente e elaborado", comentou o utilizador da Wikipédia que descobriu a mentira.

Apresentando-se como "ShelfSkewed", aquele utilizador indicou ainda que também as fontes do artigo foram inventadas.

Artigos sobre Bunaka, uma ilha indonésia inventada, ou sobre Gaius Flavius Antoninus, o suposto assassino de Júlio César, foram outros dos embustes na Wikipédia, criada em 2001.

A enciclopédia, que existe em mais de 270 línguas e tem um número superior a 29 milhões de entradas, conta com mais de quatro milhões de artigos em inglês, criados gratuitamente por autores anónimos.

Pela sua natureza, o 'site' pode ser utilizado para a divulgação de mentiras, reconheceu a Wikipédia, advertindo que "os embustes são considerados como vandalismo e os autores arriscam o bloqueio e a proibição".


Sem comentários:

Enviar um comentário