sábado, 20 de outubro de 2012

Veneno de uma das serpentes mais temidas pelos humanos pode dar um analgésico

A mamba-negra deve o nome à cor no interior da sua boca

A mamba-negra deve o nome à cor no interior da sua boca

Uma picada da mamba-negra consegue matar um homem em menos de 20 minutos, mas um estudo de cientistas franceses, em ratinhos, mostra que pode tirar-se proveito desse veneno. A análise ao veneno permitiu descobrir que, além de muitas toxinas, contém uma substância com propriedades analgésicas e que pode vir a ser usada no tratamento da dor.

O veneno que os cientistas do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular de Valbonne, que publicaram os resultados deste estudo na revista Nature, injectaram nos ratinhos matava-os rapidamente. Mas se injectassem apenas uma das substâncias que o constituem – a mambalgina –, eles não só não morriam, como o funcionamento dos canais do sistema nervoso ligados à dor era bloqueado. 

Se se verificar que a mambalgina produz o mesmo efeito nos seres humanos, pode estar-se perante uma nova substância analgésica, sem os efeitos secundários dos opióides, como a morfina. Por isso, a mambalgina poderá ser uma alternativa aos tratamentos usados actualmente no tratamento da dor. 

Esta serpente, que deve o nome à cor do interior da boca, vive em África. Chega a ter 4,5 metros de comprimento e a elevar-se no ar até um terço do seu tamanho. É a mais rápida de todas as serpentes – atinge 20 quilómetros por hora – e normalmente anda no chão, embora também possa subir para as árvores. Se a sua vítima não for tratada muito depressa, as neurotoxinas do veneno causam paralisia e, em menos de meia-hora, a morte. Sem tratamento, ninguém sobrevive à sua picada. 

Agora, poderá tornar-se uma preciosa ajuda no desenvolvimento de novas soluções para a dor, embora até lá ainda haja um caminho a percorrer. “Estamos apenas no início da história”, diz Eric Lingueglia, um dos autores do estudo. 

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário