segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tiranossauro Rex dos mares





Crocodilo gigante: agressividade dos dinossauros e alimentação como a das baleias

Dois crocodilos gigantes da pré-história foram descobertos por investigadores da Universidade de Edimburgo e apelidados como Tiranossauro Rex dos mares. Com sete e cinco metros de comprimento, respectivamente, o Plesiosuchuse o Dakosaurus estavam no topo da cadeia alimentar marinha há 150 milhões de anos, em águas rasas do sul da Inglaterra.

O investigador Mark Young, da Universidade de Edimburgo, liderou uma equipa internacional de cientistas que explorou os restos mortais dos crocodilos, encontrados enterrados em áreas de Dorset e Cambridgeshire, na Inglaterra; e também na Alemanha. A equipa constatou que, além de agressivos, os crocodilos tinham crânios semelhantes ao do Tiranossauro Rex mas uma alimentação parecida com a das baleias assassinas do Atlântico Norte.

— Existem dois tipos de baleias do Atlântico Norte: o primeiro é de grande corpo (dois metros maior que a espécie menor) sem desgaste do dente, enquanto o segundo é menor mas com desgaste dental extensivo, o mesmo padrão que vemos nestes crocodilos fósseis — explicou Young ao canal Discovery.

A equipa, que incluiu investigadores do Museu de História Natural, também descobriu que o Dakosauro tinha características de crânio e mandíbula como os dos golfinhos, o que os tornariam os primeiros com características de alimentação por sucção.

fonte: Extra

Sem comentários:

Enviar um comentário