sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Santuário ecológico no Peru guarda espécies novas de animais




Investigadores do Instituto de Ecologia da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México) relatam ter encontrado mais de dez espécies novas num santuário ecológico no norte do Peru, na região dos Andes próxima à fronteira com o Equador. 

Foram descobertas oito espécies de mamíferos e três de anfíbios, segundo o grupo liderado por Gerardo Ceballos González.

Entre os mamíferos, há um macaco de hábitos noturnos, um musaranho, um marsupial, um porco-espinho, uma raposa cinzenta, além de alguns roedores. 

Já os anfíbios são de espécies do género Pristimantis bustamante, descrito recentemente. O novo porco-espinho foi considerado "enigmático" por ter espinhos negros e compridos e ser maior do que os outros animais da sua espécie.

"Esta é uma das mais importantes descobertas da biodiversidade dos últimos anos, porque todas as espécies foram encontradas numa área muito pequena", escreve González no site da universidade.

O santuário, que tem cerca de 32 mil hectares e fica num trecho de alta altitude (entre 1.800 metros e 3.200 metros), abriga uma vasta biodiversidade. 

O parque conta com cerca de 326 espécies de aves, 85 de mamíferos e 23 de répteis e anfíbios catalogadas, dizem os especialistas.

"[Santuário] Tabaconas-Namballe deve ser um dos dez locais mais importantes para a estratégia de acabar com a extinção do planeta, ou seja, são áreas críticas para a conservação de espécies encontradas somente ali. A conservação deste novo paraíso deve ser prioridade para o Peru e para o mundo", conclui González.

fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário