domingo, 28 de outubro de 2012

Regressou à Terra a primeira nave privada a acoplar-se à Estação Espacial Internacional


A nave Dragon, da sociedade norte-americana SpaceX, amarou este domingo no oceano Pacífico, ao largo da Califórnia, depois de uma missão de 18 dias à Estação Espacial Internacional.

A nave não tripulada tocou suavemente na água às 19.22 horas (hora de Portugal continental), travada por três enormes paraquedas. De acordo com a SpaceX, navios que se encontravam de prevenção aproximaram-se do local para recuperar a cápsula espacial.

A SpaceX tinha lançado a nave Dragon a bordo do foguetão Falcon 9 no passado dia 7, a partir da base de Cabo Canaveral, na Florida (sudeste).

A colocação em órbita da nave foi bem-sucedida, apesar de ter falhado um dos nove motores do Falcon 9.

Durante a missão, a Dragon fez a primeira entrega comercial de mercadorias à Estação Espacial Internacional, tendo sido a primeira nave privada a acoplar-se à estação, em maio passado, num voo de treino que abriu uma era no transporte espacial em órbita.

A empresa privada SpaceX, da Califórnia, fez chegar com sucesso meia tonelada de mercadorias à estação espacial, a bordo da nave Dragon, ao abrigo de um contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) com a NASA, que prevê a realização de 12 viagens.


Sem comentários:

Enviar um comentário