quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Objeto brilhante" que o Curiosity viu será plástico


Após o 'rover' Discovery ter fotografado um "objeto brilhante" em Marte, a NASA suspeita tratar-se de um pedaço de plástico, possivelmente da própria sonda. Todas as atividades da missão foram suspensas até se conseguir identificar o fragmento.

Quando o veículo robótico da NASA estreava as suas ferramentas de escavação, os responsáveis da missão observaram, através das imagens enviadas pelas câmaras de bordo, um pequeno objeto brilhante no solo. Depois de ter suscitado variadas especulações, o objeto parece tratar-se de uma peça de plástico, mas ainda não foi possível identificar definitivamente o material.

A primeira explicação avançada é que se trate de um pedaço de plástico terá caído do Curiosity enquanto este extraía uma amostra do terreno arenoso.

Ainda sem confirmações, os responsáveis pela missão paralisaram os trabalhos de escavação na área. A NASA teme que, caso a peça seja mesmo parte do Curiosity mais peças se possam soltar, pondo assim em risco o seu funcionamento, pelo que mais fotografias têm sido tiradas para serem investigadas.

O Curiosity participa de uma missão de dois anos para investigar se Marte já conhece ou conheceu as condições necessárias para abrigar vida, no mínimo, microbial.


Sem comentários:

Enviar um comentário