domingo, 14 de outubro de 2012

Galeão do século XVIII é descoberto na costa da Sicília



Arqueólogo acredita que navio afundou durante batalha em 1718 /Foto: AFP

Um mergulhador da polícia financeira e alfandegária italiana descobriu restos bem conservados de um galeão espanhol do século XVIII perto da costa da Sicília, onde ocorreu uma famosa batalha em 1718, anunciou nesta quinta-feira o comandante deste corpo da polícia.

O mergulhador, que não estava em serviço no momento, percebeu um canhão escondido na areia e chamou seus colegas para ajudar na descoberta de outros canhões e da maior parte dos restos do navio de transporte, segundo um comunicado da polícia.

"É excepcional porque o navio está totalmente conservado", explicou à AFP o tenente coronel Costanzo Ciaprini, comandante do departamento aeronaval da polícia financeira na Sicília. De acordo com Ciaprini, a areia conservou os canhões e as partes de madeira do galeão de modo que a descoberta é como "uma fotografia de três séculos atrás".

"O chefe dos serviços arqueológicos locais nos disse que o naufrágio poderia ter acontecido em 1718 durante a batalha de Capo Passero", extremo-sul da principal ilha da Sicília. A batalha entre as frotas britânica e espanhola terminou com a derrota da Espanha.

Ciaprini indicou que a área pode ser transformada num sítio arqueológico submarino protegido ou que uma parte do galeão pode ser levada para a superfície para ser exposta num museu.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário