sábado, 20 de outubro de 2012

Descoberto pássaro feminino na Nova Zelândia que se comporta como macho


Biólogos de um eco-santuário na Nova Zelândia identificaram uma ave que apresenta características e comportamento de ambos os sexos, masculino e feminino. 

A ave, descoberta no início de 2011, passou por testes de ADN mostrando-se feminina, mas desde então seu desenvolvimento tem sido bastante diferente, apresentando características masculinas.

Normalmente, as aves desta espécie do sexo feminino, possuem um padrão de penas brancas, mas o exemplar encontrado mostra sinais de plumagem escura, visto apenas nas aves masculinas. 

Ela também começou a se comportar como macho, não voando entre as flores, como é hábito das fêmeas, mas movendo-se com propósito de marcação de território.

“Há algo que nunca vimos antes nesta espécie”, disse o biólogo Erin Jenway da Universidade de Bem Bell. Ele ainda acrescentou, através de nota oficial: “Poderia ser devido a um desequilíbrio hormonal ou por alguma reação emocional. Qualquer um dos casos, isso seria incomum”.

Essa não é a primeira ave transexual a ser encontrada – pássaros transexuais e homossexuais têm sido documentados há décadas. Mas é a primeira vez que traços masculinos e femininos são encontrados em pássaros Makomako (Anthornis melanura) na Nova Zelândia.


Sem comentários:

Enviar um comentário