quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Descoberta a mais avançada fortaleza da Era do Bronze


Diferentemente de uma apostila de matemática, os livros de história estão sempre mudando. Principalmente quando se trata do passado distante dos seres humanos. 

A novidade da vez vem direto da Era do Bronze. Arqueólogos espanhóis descobriram uma estrutura impressionante, baptizada de La Bastida, que é o local mais avançado em termos arquitetónicos já encontrados desse período histórico. A fortaleza, que possui seis torres em formato de pirâmide, tem cerca de 4200 anos.

La Bastida fica localizada na serra de Totana, na região de Múrcia (Espanha), e foi descoberta por arqueólogos da Universidade Autónoma de Barcelona. Os investigadores desenterraram as torres ao longo de 69 metros, mas acreditam que o perímetro total da edificação seja de cerca de 300 metros. 

O povoado de La Bastida ocupou uma extensão superior a 40 mil metros quadrados e viveu seu esplendor à volta do ano 1500 a.C. 

As construções foram feitas com grandes pedras e argamassa de cal. As paredes são grossas, com três metros de largura e até sete de altura. 

As entradas para o povoado eram protegidas por gigantescas portas, que eram mantidas fechadas com grossas vigas de madeira. O arco da porta está em ótimas condições, e é o primeiro da Europa pré-histórica já encontrado.

Técnicas de defesa avançadas

Chama atenção as características militares únicas de La Bastida. Por exemplo, a argamassa de cal utilizada nas construções apresenta uma solidez excepcional, e é segurada fortemente por pedras que tornam as paredes impermeáveis. Ou seja, invadir esse povoado não seria uma tarefa fácil.

O portão dos fundos do povoado tem sua entrada escondida e coberta, o que exigiu grande planeamento de estrutura defensiva, assim como avançadas técnicas de engenharia.

Todos esses elementos levam os investigadores a crer que La Bastida foi provavelmente a cidade mais poderosa da Europa durante a Idade do Bronze. 

Abaixo, confira um interessante documentário sobre La Bastida, em duas partes (em espanhol).



fonte: Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário