domingo, 21 de outubro de 2012

Como é que os golfinhos conseguem ficar acordados durante 15 dias? Investigadores encontraram a resposta


Golfinhos podem ficar atentos durante 15 dias consecutivos. Como isso é possível?

Segundo investigadores, eles dormem usando apenas metade do cérebro. Isso significa que eles podem usar a ecolocalização – o sistema de sonar usado para encontrar objetos – com precisão quase perfeita, mesmo durante o sono, é o que diz pesquisa da National Marine Mammal Foundation.

Brian Branstetter, líder do estudo, disse: “Estes animais majestosos são verdadeiros sentinelas inabaláveis do mar”, em entrevista ao DailyMail.

Ele continua: “As exigências de viver nos oceanos levaram a capacidades incríveis, uma das quais é o facto de continuamente, talvez indefinidamente, manter um comportamento vigilante através da ecolocalização”.

Os cientistas estudaram dois golfinhos, macho e fêmea, e descobriram que o macho era capaz de realizar tarefas sem sinais de fadiga durante 5 dias. 

A fêmea conseguiu realizar tarefas por 15 dias, mas a equipa não conseguiu acompanhá-la por mais tempo, o que sugere que as fêmeas podem ultrapassar esse número.

Dormir usando apenas metade do cérebro de cada vez é conhecido como sono unihemisférico e acredita-se que tenha ocorrido essa evolução para proporcionar a respiração fora d´água, mesmo quando adormecidos.

As aves também usam o sono unihemisférico para ficarem alertas, assim como os golfinhos. Branstetter disse: “A ecologia biológica, sensorial e cognitiva destes animais é relativamente única e muito exigente. Se eles dormissem como animais terrestres, fatalmente morreriam afogados. Eles precisam manter a vigilância para não tornarem-se suscetíveis aos predadores”.

A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE.


Sem comentários:

Enviar um comentário