quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Baleia com 13 toneladas morreu na praia de Esposende


Uma baleia comum, com cerca de 13 toneladas e 18,5 metros, morreu hoje na praia da Apúlia, em Esposende, depois de ali ter agonizado durante quatro horas, informou à Lusa o vereador da Proteção Civil naquele município.

Segundo Benjamim Pereira, a baleia deu à costa perto das 13:30, "a sangrar muito", fruto de um alegado embate contra as muitas rochas existentes naquele local.

"Andava, juntamente com uma outra, muito perto da praia", referiu.

Fruto da descida da maré, a baleia ferida acabou por ficar no areal, a agonizar.

Benjamim Pereira disse que, de acordo com os especialistas que se deslocaram à praia, era "completamente inútil" tentar devolver a baleia à água, porque ela "voltaria a aparecer, de certeza, uns metros à frente".

"Além disso, seria quase impossível empurrar um animal com aquele peso para o mar", acrescentou.

Foi ainda equacionada a hipótese da "eutanásia", mas a baleia, "na areia e sem água", acabaria por morrer "naturalmente", perto das 17:30.

A baleia vai ser partida aos pedaços e transportada de camião ou para o aterro sanitário de Vila Fria, em Viana do Castelo, ou para a Lipor.

"Estamos à espera de indicações da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte", disse ainda Benjamim Pereira.

Entretanto, biólogos da Universidade do Minho retiraram amostras da baleia, para apuramento das causas da morte.

O peso do animal, aliado ao facto de a maré estar a descer, inviabilizaram qualquer hipótese de devolver a baleia à água.

Em setembro, também em Esposende, mas na praia de Cepães, deu à costa uma outra baleia, com 7,80 metros de comprimento e mais de quatro toneladas de peso.

Essa foi enterrada nas dunas, a grande profundidade, "o que não pode acontecer com a que morreu hoje, devido às suas enormes dimensões".


Sem comentários:

Enviar um comentário