sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Arqueólogos descobrem túmulo de rainha Maia na Guatemala



A rainha, encontrada no sítio arqueológico de El Perú-Waka, foi identificada como Kalomt'e K'abel /Foto: EFE

Um grupo de arqueólogos guatemaltecos e americanos descobriu no sítio arqueológico de El Perú-Waka, no norte da Guatemala, um túmulo real com os restos de uma antiga rainha Maia, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais. 

O diretor do sítio, o americano David Frieldel, explicou em entrevista coletiva que a rainha foi identificada como Kalomt'e K'abel.

Friedel sustentou que "esta é a descoberta mais importante" que fez durante os seus 43 anos de trabalho como arqueólogo na Reserva da Biosfera Maia na Guatemala. 

Os restos estavam "num local muito sagrado para os Maias antigos dentro do templo mais importante da cidade" do sítio arqueológico, afirmou. 


Segundo Friedel, Kalomt'e K'abel foi esposa do rei de Wak, identificado como K'inich Bahlam II. Os restos da rainha foram transferidos para um laboratório da capital guatemalteca para pesquisas.

A antiga rainha Maia aparece ao lado de seu marido retratada na Stela 34, monumento Maia de 692 a.C. em exibição no museu de Cleveland (EUA). 

Ela também está representada em objetos encontrados em El Perú-Waka em 2006. Os restos da antiga rainha Maia, que era uma guerreira, foram descobertos pela Investigadora mexicano-americana Olivia Navarro e pela guatemalteca Griselda Pérez.

Olivia explicou à Agência Efe que a descoberta aconteceu no dia 9 de junho dentro de uma estrutura do sítio arqueológico conhecida como M13-1. As pesquisas no sítio arqueológico, que se encontra na Reserva da Biosfera Maia em Petén, foram iniciadas em 2003.

Segundo Olivia, durante a escavação foi detectado o cómodo principal do edifício denominado "la adosada", que funcionava como um centro de adoração do fogo. 

Debaixo de "la adosada" descobriu-se o túmulo onde estavam os restos da antiga rainha Maia, com oferendas elaboradas, como vasilhas de cerâmica datadas do final do século VII e início do século VIII.

Também foi encontrada uma considerável quantidade de joias de jade e milhares de lascas e navalhas de obsidiana. 

"Uma das oferendas mais importantes é um pequeno copo de alabastro com tampa talhado em forma de caracol do qual emerge um indivíduo de idade avançada" e que foi a peça-chave para a identificação de Kalomt'e K'abel, destacou a arqueóloga. 

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário