quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Ameba devoradora de cérebro" mata dez pessoas


Um parasita transmissível pela água, conhecido como 'ameba devoradora de cérebro' matou dez pessoas na maior cidade do Paquistão, Karachi, informou hoje um representante paquistanês na Organização Mundial de Saúde (OMS).

O responsável do sistema de alerta rápido de doenças da OMS no Paquistão, Musa Khan, disse que as mortes foram registadas na cidade de Karachi entre março e setembro. "Não há necessidade de pânico", sublinhou o responsável, alertando que as hipóteses de esta doença se espalhar são remotas.

Khan explicou ainda que as autoridades municipais lançaram uma campanha na zona para assegurar o abastecimento de água potável aos residentes e que as autoridades de saúde estão a empreender uma campanha de sensibilização para educar a população e os médicos de Karachi sobre a doença.

A ameba, de nome Naegleria fowleri, vive em águas mornas e pouco limpas e pode infetar o sistema nervoso humano, embora raramente ocorra. Nesses casos, é difícil de tratar e pode levar à morte em cerca de uma semana. Khan afirmou também que normalmente as pessoas não são afetadas pela forma mais grave da doença por beber água, mas sim por nadar em águas sujas ou por limpar o nariz com água contaminada.

A mesma doença já matou noutros países como nos EUA, onde um norte-americano que ensinava a filha a nadar num lago do sudoeste do estado do Indiana morreu em setembro, semanas depois de ter sido infetado. Waylon Abel, de 30 anos, foi admitido no hospital com dores de cabeça, náuseas, vómitos e febres. Foram-lhe administrados antibióticos e regressou 12 horas depois, tendo sido diagnosticado com meningite bacteriana. Em julho, um rapaz morreu na Carolina do Sul com esta infeção cerebral rara, segundo as autoridades de saúde norte-americanas.

Os centros para a prevenção e controlo de doenças dos Estados Unidos registaram 32 casos de infeção foram registados no país entre 2002 e 2011. Apenas uma pessoa sobreviveu dos 123 casos conhecidos nos EUA entre 1962 e 2011.


Sem comentários:

Enviar um comentário