quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Afinal ‘Jack’ podia ter sobrevivido no ‘Titanic’


O realizador do filme, que recebeu onze Óscares, reconheceu que a morte de ‘Jack’ no mar Ártico originou inúmeros comentários e até decidiu colaborar com a equipa da série para provar a sua tese

É uma das cenas mais célebres da obra ‘Titanic’: depois do naufrágio do navio, ‘Jack’ (Leonardo DiCaprio) coloca ‘Rose’ (Kate Winslet) sobre uma tábua e deixa-se ficar no mar gelado por considerar que o mesmo não pode com o peso dos dois. Resultado? Acaba por morrer, enquanto ela é resgatada pela equipa de sobreviventes que volta ao local.

No entanto, o programa de televisão ‘Caçadores de Mitos’, do Discovery Channel, resolveu analisar cientificamente a questão e concluiu que ‘Jack’ podia ter sobrevivido dado que o destroço de madeira que suporta ‘Rose’ tinha peso e dimensão suficientes para suportar os dois.

O realizador do filme, que recebeu onze Óscares, reconheceu que a morte de ‘Jack’ no mar Ártico originou inúmeros comentários e até decidiu colaborar com a equipa da série para provar a sua tese.

“Não é uma questão de espaço, mas de flutuabilidade. Quando ‘Jack’ põe ‘Rose’ sobre a tábua, ele tenta subir também. Não é um idiota, não quer morrer. Mas a tábua afunda-se e mexe-se. Assim fica claro que só flutua quando está uma personagem em cima”, disse James Cameron ao portal IGN, citado pela agência EFE.

Opinião diferente tem a equipa de ‘Caçadores de Mitos’. No programa, transmitido nos Estados Unidos no passado domingo, os apresentadores Adam Savage e Jamie Hyneman comprovam com o seu próprio corpo que o par protagonista tinha peso suficiente para ficar sobre a tábua. Mais: Savage e Hyneman ficaram em cima da tábua os 63 minutos que, supostamente, Rose ficou até ser resgatada.

A equipa conclui que a morte de ‘Jack’ foi “desnecessário” e que o par romântico podia ter sido salvo.

“Creio que estão a desviar o tema do ponto importante. Se o argumento diz que Jack morre, tem de morrer”, contrapôs James Cameron.


Sem comentários:

Enviar um comentário