quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vulcanólogo filma a 27 metros de distância de um vulcão ativo


Geoff Mackley admite que possa haver quem o ache louco

Geoff Mackley é um vulcanólogo que passou os últimos 15 anos a tentar aproximar-se o máximo possível de vulcões em atividade.Mackley atingiu um dos seus objetivos quando conseguiu ficar apenas a 27 metros de um vulcão, numa ilha do arquipélago de Vanuatu. Veja o vídeo.

O neo-zelandês Geoff Mackley trabalha como vulcanólogo e em agosto conseguiu ficar a cerca de 27 metros de distância do vulcão Monte Marum, na ilha de Ambrym, situada no arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul.


Segundo o jornal norte-americano "Huffington Post", Monte Marum é um dos cerca de 1500 vulcões ativos no mundo. A ilha onde se localiza é apelidada de "Ilha Negra", por causa da quantidade de cinza gerada pelos seus dois vulcões em atividade.

"Há poucos locais na Terra onde podes ir, estar lá e dizer 'Eu sou o único humano que alguma vez aqui esteve', que foi o caso [do vulcão]", contou Mackley, citado pelo "Huffington Post".

O vulcanólogo descreveu que na visita ao vulcão o ar estava tão quente que bastaria inspirar um pouco para morrer no momento.

"Eu pude estar ali a respirar ar fresco do equipamento de respiração, e naquele fato ainda me sentia como se estivesse num forno. Foi uma experiência surreal. Podias sentir as ondas de calor a atingirem-te, e tu sentias-te completamente protegido".

Não é a primeira vez que o vulcanólogo se desloca a Monte Marum, já lá tendo ido há dois anos. Mackley, que passou 15 anos a tentar aproximar-se o máximo possível de vulcões ativos, admite que há quem possa achar que ele é louco.


Sem comentários:

Enviar um comentário