quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um retrato de família de duas galáxias

A fotografia em mosaico tirada pelo Hubble do par Arp 116

A fotografia em mosaico tirada pelo Hubble do par Arp 116 (NASA/ESA)

A fotografia em mosaico tirada pelo Hubble do par Arp 116

O par de galáxias ao centro, visto a partir da TerraNASA/ESA/Digitized Sky Survey 2

A Messier 60 parece um borrão de luz no meio do espaço. Mas é uma galáxia elíptica que junto com a galáxia em espiral NGC 4647, mais pequena e azulada que está à direita, formam um retrato de família tirado agora pelo telescópio espacial Hubble.

O par é chamado de Arp 116 e é contrastante. A Messier 60 é a terceira galáxia mais brilhante do agrupamento de 1300 galáxias que fica na constelação de Virgem, tem uma cor dourada devido ao grande número de estrelas vermelhas, frias e antigas. A NGC 4647, por contrário, é uma galáxia vibrante de estrelas novas que brilham numa cor azulada.

As galáxias estão a 55 milhões de anos-luz. A luz que vemos chegar delas, foi emitida há 55 milhões de anos, dez milhões de anos depois de, na Terra, os dinossauros se terem extinguido. 

Da Terra, as duas galáxias parecem estar coladas, mas não se sabe se de facto estão a interagir ou não. Quando duas galáxias estão suficientemente próximas para interagir, explica o comunicado da ESA, a força da gravidade exercida pelas duas pode fazer com que as nuvens de poeira colapsem, produzindo uma grande quantidade de novas estrelas.

O par Arp 116 não parece estar nesta situação, mas as imagens detalhadas do Hubble sugerem o início de uma interacção entre a Messier 60 e a NGC 4647. A fotografia produzida agora pelo telescópio é um mosaico de imagens tiradas na luz visível e na infravermelha.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário